MunicípioInformação institucional
ConcelhoConheça-nos
ViverServiços municipais
VisitarEsperamos por si
InvestirInvista no concelho
Balcão Virtual
Covid-19

Detalhe da Notícia


Câmara propõe-se criar um laboratório de simulação de capacitação para Cuidadores Informais

O Município de Arruda dos Vinhos, no âmbito das suas medidas sociais e de saúde, criou um Regulamento do Estatuto Municipal do Cuidador Informal que visa apoiar os cuidadores informais que no desempenho das suas funções sentem-se muitas vezes solitários, desvalorizados, e a perder qualidade de vida.

Assim, pretende-se com esta iniciativa abranger todas as pessoas, independentemente da idade que estejam a ser cuidadores de outros.

Verifica-se imprescindível, pertinente e atual a criação de respostas sociais e de saúde por parte do Município, em parceria com entidades locais e outras, para capacitar os cuidadores informais, fornecendo-lhes estratégias e ferramentas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cuidadores bem como das pessoas cuidadas.

O Município pretende assegurar a formação aos cuidadores informais, bem como às pessoas cuidadas, no âmbito das necessidades que estes demonstrarem, criando um Laboratório de Simulação de Capacitação para Cuidadores Informais.

Neste sentido, foi aprovado por unanimidade na reunião de Câmara de 27 de dezembro um protocolo de parceria entre a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) e o Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR) e a Câmara Municipal para colaborarem na formação às equipas que vão intervir com os cuidadores informais e fornecer assessoria na criação do Laboratório de Simulação de Capacitação para Cuidadores Informais.



Print Friendly and PDF

Contactos

Largo Miguel Bombarda

263 977 000

263 976 586

Back to Top

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
© 2006 - 2022 © Município de Arruda dos Vinhos - Todos os Direitos Reservados