Aqueduto de Arruda dos Vinhos em publicação com de 42 aquedutos nacionais

O livro “Património Cultural da Água – Roteiro de Aquedutos / Cultural Heritage of Water – Itinerary of Aqueduts”, editado pela Câmara Municipal de Mafra, tendo como parceiros institucionais a Comissão Nacional da UNESCO e o Museu da Água da EPAL, é a mais recente publicação de Pedro Inácio.

Percorrendo o país, um roteiro de 42 aquedutos, pela primeira vez apresentado em livro, sob o conhecedor e experiente olhar científico e imagético do autor, é apresentado um diálogo comparativo e intercultural com os bens congéneres classificados pela UNESCO no mundo, salientando a complexidade estrutural dessas obras hidráulicas, detentoras de uma beleza e grandiosidade únicas. Onde consta o aqueduto de Arruda dos Vinhos.

Pedro Inácio é Museólogo e investigador na área do Património Cultural da Água, é Conservador do Museu da Água da EPAL e Vice-Presidente da Direção da APOM-Associação Portuguesa de Museologia.

É autor de várias publicações e de vários artigos relacionados com esta temática e equipamentos e autor do prefácio da publicação “Chafariz de Arruda dos Vinhos” – 230 anos de História (1789 -2019), História do Abastecimento de Água à Vila de Arruda.

O autor fez questão de ofertar ao Município de Arruda dos Vinhos um exemplar desta publicação, que se encontra disponível para consulta na Biblioteca Irene Lisboa.