19.ª Festa da Vinha e do Vinho em Arruda dos Vinhos

De 17 a 20 de novembro o Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos recebe a 19.ª edição da Festa da Vinha e do Vinho, um certame que pretende promover os vinhos, a gastronomia e a paisagem do concelho e que este ano conta com grandes espetáculos de Herman José e Ricardo Carriço.

Arruda dos Vinhos, concelho de características marcadamente rurais, e com grande tradição na cultura da vinha e produção de vinho promove, na 19.ª Festa da Vinha e do Vinho, os saberes e sabores da região, este ano com um maior enfoque nas provas de vinho através do copo da festa que permite provas de vinho gratuitas nos stands dos produtores de vinho presentes. Para além dos produtores do concelho estarão presentes, a convite do Município, a Adega Cooperativa do Cadaval, a Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação - uma confraria que pretende desenvolver todo um trabalho de divulgação e promoção do consumo da Aguardente DOC Lourinhã e Algrave, em representação de Lagoa - Cidade Europeia do Vinho 2016.

No sábado e domingo a Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos promove visitas às instalações e apresenta a exposição “Vinho é o nome da terra” e o seu novo website, numa clara aposta na divulgação e promoção da sua história e produtos.

No recinto, 9 restaurantes promovem uma mistura de odores e sabores característicos da gastronomia local e regional. Um conjunto de espetáculos, que pretende atingir as várias gerações, anima o espaço e garante ao visitante momentos de prazer e diversão. Este ano o grande destaque vai para o espetáculo de HERMAN JOSÉ, no dia 18 de novembro, pelas 22h. Na 5.ª feira, 17 de novembro, o certame recebe RICARDO CARRIÇO que vem apresentar o seu álbum “O meu mundo”. Sábado haverá festival de acordeão com a participação de vários acordeonistas jovens e, à noite, realiza-se o tradicional concurso Miss Festa da Vinha e do Vinho. O domingo, 20 de novembro, terá uma manhã dedicada a atividades desportivas com a realização do Arruda Trail Run e Wine Bike Tour. A tarde será marcada pela emissão em direto do programa da TVI “Somos Portugal”.

O artesanato do concelho e da região assume um lugar de destaque. Pequenas “Bruxas d’Arruda” em pano e réplicas de alfaias agrícolas em madeira são alguns exemplos do que os artesãos têm para mostrar. Os produtos regionais de todo o país, dos doces aos enchidos, dos queijos ao pão também têm lugar neste certame.

ver programação